Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Casais felizes e as redes sociais a respeito do post da minha Psicogata.
Vivemos num tempo estranho, uma época onde uma atualização numa rede social significa mais do que acontece na vida real. As pessoas têm prazer a avaliar a vida dos amigos e conhecidos, a medir likes e comentários, a analisar publicações e fotos.
Mas será que a felicidade dos casais nas redes sociais reflete a sua felicidade na vida real?
Alguns estudos recentes demonstram o contrário.
Casais felizes não têm necessidade de partilhar a sua vida nas redes sociais e a explicação é lógica.
Quando as pessoas estão felizes numa relação, vivem o aqui e o agora. Se na vida real, tudo está bem, não faz grande sentido perder tempo a escrever publicações nas redes sociais para demonstrar o quanto se está feliz em determinado momento.
Um casal que torna públicos todos os seus desentendimentos e diferenças, só prejudica a relação, expor os seus problemas nas redes sociais é a pior maneira de tentar resolvê-los, essa abordagem acaba muitas vezes por agravar o conflito porque atrai e prolonga a atenção para o mesmo.
A necessidade de publicar constantemente declarações de amor demonstra insegurança ou procura de aprovação, se a relação está bem, os dois sabem disso não é preciso repetirem-no até à exaustão, se os dois escolheram estar juntos não necessitam da aprovação dos demais.
Usar a relação para atacar ou ferir alguém para além de não ser correto, demostra que existe ainda alguma coisa por resolver.
Não há necessidade de provar nada a ninguém. Não há necessidade de se usarem mutuamente para expor o quão felizes e apaixonadas estão, formam um casal porque querem, não porque é socialmente aceitável e expetável estar num relacionamento.
Estudos recentes dizem que as pessoas que não usam as redes socais, são na generalidade, mais felizes porque não se comparam constantemente com os seus amigos.
Numa altura em que é mais importante parecer do que ser, a sede de aparentar ser feliz impede-nos de viver a felicidade. É frequente que nos momentos mais felizes, mais descontraídos ninguém pare para atualizar uma rede social.
É claro que cada um vive a relação como bem entende, pessoas que sempre publicaram fotos sozinhas é natural que publiquem fotos acompanhadas, mas quando a exposição é constante e forçada, algo está mal na relação seja do casal, seja do casal com o mundo.
So long lovers!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.