Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O desenho da vida

por Moralez, em 14.10.16

Estou confortavelmente instalado na minha vida, sei de onde vim, o que faço e para onde vou, na minha mente existe um plano mais ou menos predefinido e com mais curva, menos curva, um desvio aqui, outro desvio ali, mantenho o caminho e sigo o rumo que escolhi.

 

O plano não é elaborado, nem rebuscado, a felicidade advém da simplicidade, e há muito que aprendi que as coisas com mais significado são as que aparentam ser banais.

Na minha cabeça há muito que o plano deixou de ser um esboço para ser um desenho definitivo, abandonei os lápis, preferi a tinta permanente e os rabiscos ganharam contornos definitivos.

 

Os desenhos que traço são depurados de ilusões, são verdadeiros, calculados e realistas, tal como eu, espelham os meus sonhos filtrados pela minha realidade. Acredito que quanto mais simples são as nossas aspirações, mais facilmente as concretizamos.

 

Mas nem só a minha tinta escreve a minha vida, há pinturas externas que interferem com o meu desenho, algumas tintas tornam a minha pintura mais colorida, mais rica, mais bonita, outras tintas são borrões que sujam, mancham e tingem a tela.

 

Há uns meses deparei-me com um borrão imprevisto, um dos frascos que alimentava o meu desenho, entornou-se e derramou uma tinta escura e viscosa no meu desenho, o meu desenho transformou-se, perdeu a nitidez, as cores alegres e a definição dos contornos.

 

Subitamente a mancha que começou pequena estava a espalhar-se por toda a parte e a devorar todo o meu desenho, a consumir as cores, os traços, as linhas, tentei limpar, desenhar de novo, mas as linhas desvaneciam-se, os borrões aumentavam.

 

Questionei o meu plano, as linhas que desenhei, as cores que escolhi, revi vezes sem conta as minhas escolhas, as escolhas que fizeram este borrão não foram minhas, mas o borrão estava ali e tinha de lidar com ele.

 

Sei que a vida é imprevisível, é muito mais imprevisível do que a maioria das pessoas sabe, tive de aprender a lidar com isso ainda novo, quando na vida faltou uma cor, uma cor primária, essencial que nunca poderá ser substituída.

 

Aprendi a pintar sem ela, o meu desenho é um pouco mais pobre, nunca está totalmente colorido, mas lentamente voltou a ter as cores da felicidade. São borrões da vida e temos que aprender a pintar por cima deles.

 

Este foi um borrão diferente, levou-me a questionar as minhas cores, pois não conseguia encontrar sentido, propósito, motivo, abruptamente estava tudo mesclado, uma enorme névoa caiu sobre a tela e eu simplesmente não conseguia ter clareza para definir os contornos.

 

Sorte, justiça, acaso, arrependimento, milagre, o frasco ergueu-se e absorveu a tinta derramada numa mudança tão brusca que parece inacreditável, o desenho que julgava perdido reapareceu, o meu plano, o meu rumo está novamente visível.

 

Perfilo todos os pincéis perfeitamente alinhados diante de mim, a palete de cores impecavelmente organizada, vislumbro os lápis, escolho um e desenho com a mão firme e traço certeiro a primeira linha, o primeiro esboço do desenho que alicerço na mente e trasponho na tela, há espaço para criar e eu sinto-me novamente confiante, inspirado e feliz.

 

A vida é um conjunto de cores que mudam de tonalidade e forma, quando menos esperava a minha pintou-se com as cores vivas da Primavera mesmo que lá fora as cores sejam de Outono.

 

Apenas tenho de fazer as cores fluírem e colorirem o meu desenho com pinceladas precisas e harmoniosas.

 

Obrigado a todos que nos dias mais cinzentos gentilmente me cederam pinceladas das suas cores para colorirem o meu desenho.

 

So long fellows!

Autoria e outros dados (tags, etc)


182 comentários

Imagem de perfil

Genny a 14.10.2016

Bonita forma de pintar a vida.
Um abraço, Moralez e bom fim de semana!
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Obrigado Genny, e um bom fim de semana para ti também!
Imagem de perfil

Maria Mocha a 14.10.2016

Bonito!
Sabes, deverá ser rara a pessoa que tem, ao longo da vida, uma paleta com as cores todas...
Bom fim-de-semana!
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Obrigado, eu sei bem disso infelizmente... umas cores fazem mais falta que outras, bom fim de semana...
Imagem de perfil

Chic'Ana a 14.10.2016

Muito, muito bom! Adorei e fiquei até comovida com este texto. Orgulho-me (e pode parecer estranho este orgulho, mas advém dos laços criados) da tua postura, persistência, perserverança. A justiça podia tardar, mas haveria de ser feita! Ainda bem que foi agora..
E o Outono tem também das cores mais vivas e bonitas que existem: tens os fortes laranjas das folhas, os verdes e os castanhos da natureza, os diversos tons de azul, cinzento e violeta do céu, o amarelo dos raios das noites mais violentas e depois tens o vermelho da paixão e do amor, que estão sempre presentes pela "nossa" gatinha, tens todas as restantes das amizades que foste fazendo por aqui. Falta-te mais alguma cor? Sorri e ela aparecerá!
Sem imagem de perfil

helena a 14.10.2016

Gostei da tua resposta!
Imagem de perfil

Chic'Ana a 14.10.2016

Obrigada!! =) Beijinho
Imagem de perfil

Psicogata a 14.10.2016


Estás sempre a pincelar alegria Ana.
Obrigada por mim e pelo Moralez, é um privilégio ter a tua cor nas nossas vidas
Imagem de perfil

Chic'Ana a 14.10.2016

Ora essa, vocês sabem que são um casal com quem eu simpatizo muito! Adoro o vosso relacionamento, a forma como interagem, sem nunca invadirem o espaço um do outro, mantendo sempre cada um a sua própria personalidade e feitio.. Gosto de vocês, pronto! :)
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

E nós também gostamos de ti :)
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Mesmo quando me convidas para pintar a garagem
Imagem de perfil

Chic'Ana a 14.10.2016

e quando amavelmente recusam... não era a garagem, era a arrecadação, bem mais simples!
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Pois era... perdoa-me a minha mente ainda está a descarregar o stress acumulado!
Imagem de perfil

Chic'Ana a 14.10.2016

Ok, ok, ficas perdoado... falaremos da próxima vez que necessitar de pinturas em casa! =)
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Ando com uma dor de costas não sei se referi!
Imagem de perfil

Chic'Ana a 14.10.2016

Ah, tens tempo para a curar.. a pintura atual ainda vai durar uns anos!
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Obrigado Ana e obrigado por algumas pinceladas de força que me fizeram muito bem ;)
Imagem de perfil

Chic'Ana a 14.10.2016

Fico contente por ter ajudado de alguma forma!
Sem imagem de perfil

helena a 14.10.2016

Bem... é a primeira vez que te revelas, sem ser a contar anedotas! Pensava que era a tua imagem de "marca".
Estamos sempre a descobrir coisas uns dos outros nos blogs.
Gostei do teu texto, principalmente porque relacionaste a perda com a ausência de uma cor e depois como conseguiste dar a volta à vida e recuperar as cores da Primavera (...).
Depois achei interessante teres falado no borrão, algo que tinhas que lidar com ele.
Texto muito bem conseguido, parabéns!
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Obrigado, acho q devias ler o meu blog do princípio :) vais gostar!
Sem imagem de perfil

helena a 14.10.2016

Só conheço a tua faceta das piadas! Hei-de ler, então.
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Lê o 1º post deste blog :) e diz algo!
Sem imagem de perfil

Pedro a 14.10.2016

Dizer sem dizer, deixando apenas subentendido.
Muito bem escrito.
Sou leitor recente mas, certamente, leitor frequente.
Bom fim de semana.
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Bom tarde Pedro, obrigado pelas tuas palavras.
Deixo um conselho começa pelo principio do blog :) se possível eheheh
Sem imagem de perfil

Pedro a 14.10.2016

Obrigado pelo conselho. Assim farei. :)
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Bom fim de semana 😀
Imagem de perfil

Heidiland a 14.10.2016

Moralez és um grande artista e nunca deixes que te digam o contrário
Agora que o borrão desapareceu e tens os pincéis perfeitamente alinhados acaba o teu desenho ou início um novo. Verás que assim que coloque o teu pincel na tela saíram não um mais muitos e belos desenhos.

Beijinhos e as maiores felicidades do mundo para ti guerreiro.
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Obrigado pelas tuas palavras Heidi eheheh agora é para a frente o caminho!
Imagem de perfil

Heidiland a 14.10.2016

Agora não faltam cores na tua paleta e se faltar a Chic empresta-te algumas
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Não só a Chic, vocês sabem quem são ;)
Imagem de perfil

Ana Rita 🌼 a 14.10.2016

Obrigada por nos dias mais mais cinzentos e enevoados pintares as minhas manhãs com as tuas cores alegres e carregadas de boas energias.

Fiquei comovida com este excerto "quando na vida faltou uma cor, uma cor primária, essencial que nunca poderá ser substituída." - demonstra a perda de alguém muito próximo, um pilar!

Adorei a tua descrição da vida, se não fosse às cores não seria tua
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Obrigado Ana, isto hoje com os vossos comentários é para me deixar com os olhos sempre húmidos?
Imagem de perfil

Ana Rita 🌼 a 14.10.2016

Tu é que fizeste um texto que nos apelou ao coração...cacete somos gajas!! uma gaja tem coração de manteiga!
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Obrigado, e não são só as mulheres que tem coração de manteiga!
Imagem de perfil

Ana Rita 🌼 a 14.10.2016

Não são não senhora! Os homens também têm disso mas aqui a maioria são senhoras e por isso somos uma piegas!
Imagem de perfil

Ana Rita 🌼 a 14.10.2016

Somos gajas cheias de sentimentos fofinhos e queridinhos e ficou tudo snif snif
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

LOL fico contente por vos ter tocado o !
Imagem de perfil

Psicogata a 14.10.2016


Tenho tanto, mas tanto orgulho em ti!
A tua vida será sempre colorida porque mesmo que existam dias mais cinzentos, o teu coração está preenchido de mil e uma cores e serás sempre alegre por isso.
Para mim és simplesmente o meu arco-íris
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Agora deixaste-me sem jeito
Imagem de perfil

green.eyes a 14.10.2016

A vida é assim mesmo ...

Por vezes as cores ficam turvas, bassas, sem brilho ... por vezes até perdemos algumas cores!!!
Mas não devemos abandonar a pintura por isso.
Nem sempre é fácil eu sei ... Mas temos que ser persistentes e fazer com que as cores voltem a brilhar e a fazer sentido.

Só assim faz sentido esta nossa passagem por aqui.

Continua a cuidar da tua pintura, para que ela possa ver vista por ti e por todos como algo que valeu apena.

Bom fim de semana
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Obrigado pelas palavras, bom fim de semana 😀
Imagem de perfil

Kikas a 14.10.2016

Admito que fiquei comovida e com os olhos a.lacrimejar, de felicidade, por saber que finalmente foi feita justiça, por finalmente te terem dado o valor que sempre tiveste mas que por um motivo ou outro teimaram, em determinada altura, ocultar. Tu mereces todas as cores do arco-íris, dos pincéis, lápis e canetas, és um ser humano espectacular que merece isso e muito mais! Não imaginas a alegria que senti quando soube, apesar da nossa amizade ser virtual, já demonstrá-mos que estamos cá para nos apoiar mutuamente. Super, super feliz por ti (pronto já chorei um bocadinho) não me canso de dizer que mereces 😊
Imagem de perfil

Moralez a 14.10.2016

Obrigado pelas tuas palavras Kikas, são lágrimas de alegria 😂 até à mim cairam algumas...
Imagem de perfil

Kikas a 14.10.2016

Sim são Moralez, muita mesmo! Como eu sei o que passaste e como estavas ultimamente ver agora que a situação se reverteu encheu-me o coração de alegria
Imagem de perfil

Kikas a 14.10.2016

Não tens rigorosamente nada que agradecer, também já me ajudaste com as tuas palavras em algumas fases menos boas que passei, como já dissemos estamos cá uns para os outros (mais uns do que outros obviamente), e tu e a Gata são das melhores pessoas com quem tive (tenho) o prazer de me cruzar aqui na blogoesfera

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Segue-me


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D





Pesquisar

  Pesquisar no Blog